>Curiosidades sobre: Led Zeppelin

>

Seguem algumas curiosidades sobre uma das maiores e mais lendárias bandas de Rock da história: Led Zeppelin!

Whole Lotta Love foi a última música que o baterista John Bonham tocou ao vivo. A performance ocorreu durante o último show da banda no Eissporthalle de Berlim, na Alemanha, em 7 de julho de 1980. Meses depois, em 25 de setembro, Bonham morreu sufocado pelo próprio vômito.

Seduzidos por tudo que vinha do Oriente, Robert Plant e Jimmy Page tiveram problemas durante uma viagem à Índia, em 1973. Se alimentaram da comida típica local, que é muito apimentada. Passaram mal até o fim da viagem, mas nada além de disfunções intestinais.

O guitarrista Jimmy Page é fascinado pelo estudo do ocultismo. Além de ser fanático pelo oculto, Page foi dono da maior loja de livros de ocultismo da Europa, chamada The Equinox e da própria mansão do teórico Aleister Crowley, chamada Boleskine, localizada às margens do Lago Ness.

Antes da fama, Jimmy Page era músico de estúdio no início da década de 1960 e foi creditado pela guitarra do hit It’s Not Unusual, de Tom Jones. O cantor, porém, contesta, alegando que Joe Moretti foi o responsável pela gravação do instrumento.

Após a descendente de aristocratas Eva Von Zeppelin ameaçar processar o Led Zeppelin em 1970, a banda se apresentou sob o pseudônimo The Nobs na turnê escandinava que fizeram naquele ano.

O Led Zeppelin foi uma das poucas bandas a colocar todos os seus álbuns entre os dez primeiros das paradas norte-americanas da Billboard. Outra banda responsável por esse feito foi o Linkin Park.

A primeira música tocada pelo Led, como uma banda, foi o clássico Train Kept-A-Rollin’, de Tiny Bradshaw. A execução se deu em um ensaio ocorrido no porão de uma loja de discos em Londres.

Apesar de nunca ter sido lançada como single, Stairway To Heaven é a música mais pedida e tocada na história das rádios FM. Com certeza, a rádio WKRL da Flórida, Estados Unidos, colaborou com o recorde – quando foi inaugurada, tocou a música por vinte e quatro horas seguidas.

O vocalista Robert Plant já se ofereceu para ser tocador de microfone do The Who, em 1965, num curto período em que Roger Daltrey, cantor da banda, havia sido demitido por causas desconhecidas. Num show, o guitarrista Pete Townshend assumiu os vocais e Plant assistiu a performance. Ao fim deste, Robert se ofereceu para ser o novo vocalista do grupo. Townshend levou como ofensa e, na semana seguite, Daltrey estava de volta.

O Led Zeppelin quase tocou no Brasil em 1975, ano em que o empresário da banda, Peter Grant, esteve no Brasil mantendo contato com alguns organizadores de eventos, para negociar uma apresentação da banda. Não houve sucesso pois pensaram que o Zeppelin não era “suficientemente conhecido” e que haveria pouco público.

O apartamento que aparece na capa do álbum “Physical Graffiti”, do Led Zeppelin, é o mesmo que aparece no clipe de Waiting On A Friend dos Rolling Stones.

Publicado em Curiosidades sobre, Led Zeppelin por Igor Miranda. Marque Link Permanente.

Sobre Igor Miranda

http://www.vandohalen.com.br/